sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Yoga- especial em cada fase da vida*

O Yoga é um processo que visa à transformação pessoal. Por isso foi concebido e estruturado de forma que possa acompanhar o fluxo das transformações naturais que fazem parte da vida de todos os seres humanos. Assim, o Yoga respeita as características de cada momento e pode ser desenvolvido através de práticas individuais ou em grupos.
O primeiro estágio da vida dura desde o nascimento até, aproximadamente, os 25 anos. Esta fase é marcada por um intenso desenvolvimento físico e mental. Neste momento a prática é especialmente voltada para posturas físicas que auxiliam o jovem a canalizar sua energia e utilizá-la de forma organizada e saudável.
No segundo estágio, entre os 25 e 60 anos, estamos mais focados em questões profissionais e familiares. É um momento de intenso relacionamento social e possuímos menos tempo para a dedicação para com a prática. Então a prioridade é desenvolver uma prática simples, que seja voltada para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. Neste momento a prática envolve algumas posturas físicas, mas tem enfoque maior nos exercícios de controle da respiração (pranayama). Pode também se iniciar com algumas meditações simples, por um tempo mais curto.
O terceiro estágio compreende dos 60 anos até o fim da vida. Nesta fase, já temos menor envolvimento com responsabilidades e o corpo já não possui tanto vigor. Dá-se menor importância para as práticas que priorizam posturas físicas e maior ênfase às que possibilitam o desenvolvimento do espírito. Assim, nesta etapa, são desenvolvidas meditações, contemplações e alguns exercícios de respiração e posturas simples, mais utilizadas como preparação para a mente.
Portanto, como vimos, o Yoga é aplicável para cada momento da vida em que nos encontramos. De acordo com os nossos objetivos, em cada momento, o enfoque da prática poderá ser modificado e adaptado à realidade que vivenciamos.
O que realmente importa é que não existe fase da vida em que não podemos aprender mais a respeito do nosso mundo interno e promover alguma transformação saudável que nos auxilie a manter a vida com qualidade.

Publicado em: Jornal É Preciso Saber Viver na Terceira Idade - Dez/07
*Artigo elaborado por professoras da Escola de Yoga de Hamburgo Velho, que possui mais de trinta anos de tradição em ensino de Yoga na cidade de Novo Hamburgo

Nenhum comentário: